sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Utilizando a "Nutação" para Refinar o Uttanasana—Parte I

Nutação Sacral - Exagerada para efeito

Muitas luas atrás tive o privilégio de passar um longo período estudando yoga no Instituto Ramamani Iyengar Memorial Yoga em Pune, Índia. Durante este tempo eu foquei em assistir à pratica do mestre Yogacharya Iyengar quando possível. Eu não somente observei a forma de seu corpo, mas também a maneira que praticava, como ele se movia de uma posição à outra, e o trabalho realizado em asanas individualmente. Eu me fascinava por como ele continuava a refinar a sua arte. Tendo em mente que ele (Iyengar) é o autor do livro Luz da Yoga e com uma prática de 50 anos naquele momento que o observava. Ainda, como um artista mestre, ele polia suas posturas como se seu corpo fosse uma escultura dinâmica.

Um dia, por destino, eu era o único no salão de prática e o mestre Iyengar estava realizando a sequência de back bend (as fotos podem ser observadas no livro Luz da Yoga ). Eu sentei na escada e o observei. Quando ele terminou, e enquanto se vestia ele me perguntou se eu gostaria de me  juntar a ele para visitar algumas pessoas pela cidade. A última coisa que eu percebiera a de estar em seu carro conversando com o senhor Iyengar. Eu comentei sobre o fato de  ele ainda trabalhar o aperfeiçoamento  de suas posturas mesmo sabendo que ele era um mestre naquela arte. Ele me deu um olhar surpreso como se falasse: “É claro que eu sou”. 

Esta é a característica dos mestres em qualquer disciplina. Mesmo quando eles alcançam a excelência, eles continuam procurando  por melhoras (ou continuam buscando o aperfeiçoamento) . Uma das maravilhosas coisas do yoga é que nós podemos sempre trabalhar para melhorar as posturas. Neste post, nós usaremos o Uttanasana para ilustrar esta técnica.




Visão Anterior (frente) e posterior (costa) da articulação sacroilíaca e seus ligamentos.
A articulação sacroilíaca é uma das mais estáveis no corpo em razão dos ligamentos que a envolvem. Ela não se movimenta muito – muitos dizem que não se move. O movimento que é chamado “nutação”, que significa consentir (pequena oscilação). Na nutação o sacrum  se inclina um pouco para frente entre o osso ilíaco. Podemos usar esse movimento para aprofundar as posições forward bends e utilizando o Uttanasana como exemplo. Este movimento adiciona um incremento nas posições do gênero para dentro da pélvis, ao invés da espinha lombar,  protegendo a espinha de uma hiperflexão.

Pense sobre a articulação sacroilíaca e a nutação. No próximo post daremos uma dica de como utilizar esse movimento para aperfeiçoar o Uttanasana ativando o tensor da fáscia fata e o gluteus medius. Dê uma olhada nos  livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do yoga... 



Namasté
Ray

Nenhum comentário:

Postar um comentário